/chamada-para-publicacoes-da-revista-de-historia-plutarco-dossie-historiaelinguagem

Chamada para publicações da Revista de História Plutarco –

Dossiê História e Linguagem

 

Linguagem tem história, história é trama de linguagem. Historicidade, memória, narrativas, descrições, imagens, falas: é no mesmo movimento que a fala é registro não só do objeto, mas do sujeito; que uma lembrança implica uma organização de mundo.

A partir da linguagem tem-se acesso à realidade das coisas não só como um dado objetivo, mas atrelada a afetividades e traços íntimos de uma cultura, “realidade das coisas (…) tocada, penetrada, vivida” (BERGSON, 1990, 51). A formação da identidade de um grupo é embrionada na competência linguística. A diversidade linguística fornece pistas da inscrição do usuário no mapa social; os conhecimentos adquiridos pelo homem só podem ser armazenados segundo o sistema de codificação produzido pela linguagem e só por meio desta podem ser transmitidos; o desenvolvimento da linguagem está visceralmente ligado ao da personalidade de cada indivíduo. Pela linguagem, ou nela, retêm-se os fatos, transmite-se, resiste-se, reelabora-se, cria-se; ela é suporte material para a memória, elemento diferencial que evita à humanidade partir sempre do zero e em que a cultura torna-se patrimônio direito dos nascidos em seus tempo e espaço particulares: “o instrumento graças ao qual ele influencia e é influenciado, a base última e mais profunda da sociedade humana (HJELMSLEV, 1975, p. 2). A diversidade de concepções de mundo, pensamentos, práticas, toda a fala de uma época, são coordenados, em última instância, por um conjunto de ideias fundamentais, enunciados: matrizes anônimas, na coletividade, de toda intelecção de tempo e sociedade determinados. Tais matrizes sofrem grandes transformações de tempos em tempos e modificam toda a configuração do saber; o que faz com que, entre épocas e espaços, diferentes camadas de discursos e práticas se superponham (uma vez que são produtos da circulação de diferentes enunciados). Pesquisas e reflexões sobre e a partir da linguagem nos põem no interior da historicidade de um modo particular: o da presença de formas culturais que nos precedem e nas quais nos enraizamos.

Diante do exposto, a Revista de História Plutarco (ISSN 2448-4350) convida-o a submeter artigos para o Dossiê “História e Linguagem”.

Os artigos deverão ser encaminhados para o e-mail [email protected] até 15 de julho de 2018.

Os manuscritos deverão ser encaminhados conforme as normas da Revista Plutarco, para o e-mail: [email protected]

As normas para elaboração de artigo podem ser consultadas em: https://www.revistaplutarco.com.br/normas-para-publicacao/

A Revista Plutarco é uma publicação anual, vinculado ao Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos Históricos e Literários do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia.

 

Deivis Nascimento dos Santos

Editor do Dossiê